Galeria

Gestores discutem captação de recursos públicos em Vitória

Evento, organizado pela Rede de Líderes Públicos, contou com apoio da Acees

Conhecimento da realidade dos cidadãos, organização de documentos e questões burocráticas, implementação de uma cultura de planejamento para editais. Esses são alguns dos apontamentos para administrações públicas que desejam melhorar a captação de recursos e que foram discutidos no 1º Encontro da Rede de Líderes Públicos, realizado em Vitória.

Participaram do evento, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda, gestores públicos com ampla experiência na captação de recursos federais. Em consenso, a percepção de quem os gestores, a nível municipal, devem estar preparados para as oportunidades, em editais da administração federal, que oportunizam recursos financeiros para os municípios tocarem projetos que beneficiam a população.

“Reunir aqui gestores de diversos municípios com a equipe do Tesouro Estadual, para a troca de informações, é muito importante. Iniciativas como essa ajudam o estado e os municípios a ter uma situação financeira mais organizada. Essa troca de experiência nos ajuda a ensinar e também a aprender com os desafios vividos pelos municípios, para que possamos nos preparar”, destaca Paulo Torres, presidente da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual (Acees).

A Rede de Líderes Públicos do Espírito Santo conta com a organização do economista, e também Consultor do Tesouro Estadual, Eduardo Araújo. Para ele, a iniciativa auxilia municípios a pensar de forma objetiva em como ter acesso a recursos que, sem a devida organização, podem não ser captados pelas administrações municipais.

“A lição que fica é que, a nível federal, frequentemente são lançados editais e disponibilizados recursos, mas, para que eles sejam captados é necessário ter: uma equipe preparada para interpretar esses editais; organização de documentos em dia; conhecimento da realidade da cidade e objetivos claros; profissionais preparados para elaborar projetos; uma cultura organizacional voltada a esse esforço”, enumera.