Galeria

Consultor do Tesouro Estadual participa de debate sobre o IBS

Iniciativa contou com a participação do servidor Daniel Corrêa.

O Consultor do Tesouro Estadual Daniel Corrêa participou do Workshop de Planejamento da Implementação do IBS, ocorrido em Brasília. O encontro foi uma iniciativa do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Mais de 100 técnicos de estados e municípios que atuam nos Grupos de Trabalho do Pré-Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) marcaram presença no workshop.

Para Corrêa, a participação capixaba neste momento é estratégica: “O Espírito Santo tem atuado de forma constante e comprometida na construção do novo modelo tributário nacional. A colaboração entre estados e municípios é essencial para garantir que o IBS seja implantado com eficiência e responsabilidade fiscal”, ressaltou. Daniel Corrêa observou que o intercâmbio entre diferentes áreas foi uma oportunidade única para os estados e os municípios.

O IBS substituirá o ICMS (estadual) e o ISS (municipal), e será gerido de forma compartilhada entre estados e municípios por meio de um Comitê Gestor, conforme previsto na Emenda Constitucional 132/2023, que estabelece um período de transição até 2033 para a implementação total do novo imposto.