O Ranking de Competitividade do Estados, uma iniciativa do Centro de Liderança Pública (@clpbrasil) trouxe o Espírito Santo como o líder do ranking de solidez fiscal entre os estados brasileiros.
Esse resultado é ainda melhor do que o foi conquistado em 2023, quando o estado ficou em 2º lugar na análise.
O alcance do topo do ranking nesse quesito demonstra a seriedade e a excelência da gestão fiscal realizada em solo capixaba. Esse trabalho conta com a participação direta dos Consultores do Tesouro Estadual e toda a sua gestão e execução.
Vale lembrar que uma gestão fiscal de excelência permite ao Espírito Santo continuar a realizar investimentos de forma responsável, sem comprometimento dos recursos públicos e evitando endividamentos. Pelo contrário, o estado hoje apresenta uma redução significativa em seu endividamento, cumprindo com folga os limites constitucionais.
Para elaboração do resultado final, foram selecionados indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.