Consultores do Tesouro Estadual participaram de um encontro importante com o Secretário do Planejamento e Orçamento do Estado do Espírito Santo, Álvaro Duboc. O tema central da reunião foi a apresentação do plano de implementação da Escola Fazendária do Espírito Santo (EFAES).
A implementação da EFAES surge em um momento estratégico, visando reforçar a gestão fiscal das prefeituras, especialmente agora, quando muitas delas enfrentam possíveis perdas arrecadatórias devido à recente reforma tributária.
Além disso, a EFAES tem planos de oferecer cursos especializados em orçamento público, para as prefeituras, com objetivo de capacitar gestores municipais e suas equipes com habilidades fundamentais para se adaptarem à nova realidade fiscal.
A reunião dos Consultores com o secretário também abordou o potencial de pesquisas colaborativas e ações educativas em parceria com a Secretaria de Planejamento e Orçamento. Além de ter sido possível destacar a expertise acumulada pelo Estado do Espírito Santo na gestão das Finanças Públicas.
A Escola Fazendária do Espírito Santo é um passo significativo para aprimorar a gestão fiscal do estado e estamos ansiosos para ver os impactos positivos que ela trará para a administração pública como um todo.
A Comissão responsável pela implementação da EFAES é formada por Auditores Fiscais da Receita Estadual e por Consultores do Tesouro Estadual da SEFAZ.