Galeria

Nota A+: a participação dos Consultores do Tesouro Estadual em conquista inédita para o Espírito Santo

Classificação coloca o estado em uma posição ainda mais destaca de referência para as demais unidades federativas

Com a atuação decisiva dos Consultores do Tesouro Estadual, o Espírito Santo alcançou um feito inédito: a nota A+ na classificação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

É o 13º ano consecutivo que o nosso estado atinge a nota máxima na avaliação de capacidade de pagamento (Capag). Desta vez, o A+ representa uma gestão financeira e fiscal exemplar, com precisão e transparência nas informações fiscais e contábeis.

A nota A+ é concedida apenas aos estados que, além de obterem Nota A em endividamento, poupança corrente e liquidez, também se destacam na qualidade da informação contábil e fiscal. Em cada um desses indicadores há a atuação direta dos Consultores do Tesouro Estadual:

🔹O indicador de endividamento é controlado pelos Consultores do Tesouro Estadual que atuam na Gerência de Política Fiscal e da Dívida Pública e na Gerência de Encargos Gerais e de Regularidade Fiscal do Estado, garantindo que a dívida pública permaneça no nível adequado;

🔹O indicador de poupança corrente é gerido conjuntamente pelos Consultores do Tesouro Estadual que atuam na Gerência de Política Fiscal e da Dívida Pública, na Gerência de Administração e Fiscalização Financeira e na Subsecretaria de Orçamento, assegurando o equilíbrio entre receita e despesa;

🔹O indicador de liquidez é controlado pelos Consultores do Tesouro Estadual na Gerência de Administração e Fiscalização Financeira do Estado, que mantém o fluxo financeiro e a adimplência do Estado com suas obrigações;

🔹Já o “+”, que qualifica a Nota “A” alcançada há 13 anos, é coordenado pela Gerência de Contabilidade Geral do Estado, que assegura a parametrização contábil e a conformidade das informações fiscais e contábeis de todos os órgãos do Estado.

Para alcançar o “+”, o Estado precisa de aprovação em, no mínimo, 95% das 161 verificações realizadas pelo Tesouro Nacional nos dados contábeis e fiscais. Em 2023, o Espírito Santo obteve 98,93%.

Para nós, da Acees, a inédita conquista da nota A+ para o Espírito Santo reforça aquilo que vivenciamos diariamente: sabemos da relevância do trabalho desenvolvido por nossa carreira para o alcance de um grau tão elevado de organização fiscal.