Galeria

ES atinge menor índice de endividamento de sua história

Prestação de contas de contas apuradas pelos consultores do tesouro foi apresentada à Assembleia Legislativa

O Secretário de Estado da Fazenda, Benício Suzana Costa, prestou contas à Assembleia Legislativa, trazendo os resultados fiscais do primeiro quadrimestre do ano para as contas públicas do Governo do Estado, apurados pelos Consultores do Tesouro Estadual .

Entre os destaques, a arrecadação de impostos aumentou em 17,4% na comparação com mesmo período do ano passado, com destaque para o ICMS (+18,8%) e royalties de petróleo e gás (+76,9%).

Destaque também para o endividamento do Governo Estadual, que continua negativo e atingiu o menor patamar da história. O estado possui hoje uma disponibilidade líquida de R$ 2 bilhões em caixa e compromete apenas 37,82% da receita com pagamento de pessoal (Poder Executivo), abaixo do limite prudencial de 46,5% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em todos esses resultados positivos, se vê o trabalho dos Consultores do Tesouro Estadual, responsáveis pela gestão das metas fiscais, dívida pública e programação orçamentária e financeira do Governo do Estado.