Galeria

Programa Tesouro Itinerante inicia visita a demais órgãos e autarquias estaduais

Programa é uma iniciativa do Tesouro Estadual com intuito de aprimorar a gestão financeira

O programa Tesouro Itinerante é uma iniciativa do Tesouro Estadual que consiste em visitas a órgãos e entidades vinculados ao Governo do Estado com o objetivo de compartilhar informações e instruções técnicas sobre a gestão financeira, patrimonial e contábil dessas instituições.

A ideia é aproveitar a expertise dos Consultores do Tesouro Estadual - que são os servidores responsáveis pela formulação e supervisão das políticas contábeis, orçamentárias e financeiras do Governo do Estado - e compartilhá-la com as demais instituições.

Dessa forma, é possível consolidar as melhores práticas na gestão contábil e financeira nos órgãos e entidades integrantes da estrutura do Poder Executivo capixaba.

“O programa Tesouro Itinerante tem um caráter educativo e formativo, no qual a equipe do Tesouro Estadual fornece orientações sobre procedimentos técnicos, prazos e regramentos legais, visando manter as informações contábeis e fiscais dos órgãos do executivo estadual alinhadas às melhores práticas, de modo que, mediante a correta mensuração e evidenciação das contas públicas, os recursos possam retornar de forma cada vez mais efetiva à população, além de propiciar maior controle social”, explica Kamila Fedeszen, Consultora do Tesouro Estadual e subgerente de análise e monitoramento contábil da SEFAZ.

O compartilhamento de informações proporcionado pelo programa oferece possibilidades de melhoria nas prestações de contas e na transparência das contas públicas, além de fortalecer o controle dos recursos públicos e solidificar a qualidade das informações contábeis e fiscais, mecanismo relevante para a manutenção da Nota A na avaliação do Tesouro Nacional.

Até o momento, o programa Tesouro Itinerante realizou visitas à Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e à Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV-ES).