A exatidão e a qualidade das informações contábeis e fiscais são premissas essenciais da gestão de recursos públicos e. Pensando nisso, os Consultores do Tesouro Estadual realizam o programa Tesouro Itinerante, uma iniciativa que consiste em visitas aos órgãos e entidades no âmbito do Poder Executivo Estadual.
Ao longo de 2024, nesses locais, a equipe do Tesouro compartilha orientações sobre as melhores práticas de mensuração e evidenciação contábeis com o objetivo de assegurar a conformidade dos registros da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades vinculados ao executivo estadual.
Dessa forma a expertise que, ao longo das últimas décadas, têm garantido ao Espírito Santo reconhecimentos de nível nacional e internacional na gestão financeira e fiscal, pode ser compartilhada com outros setores da administração. Isso contribui para uma maior parametrização e adoção de um padrão de qualidade que beneficia todo o serviço público.
“O programa Tesouro Itinerante tem um caráter educativo e formativo, no qual a equipe do Tesouro Estadual fornece orientações sobre procedimentos técnicos, prazos e regramentos legais, visando manter as informações contábeis e fiscais dos órgãos do executivo estadual alinhadas às melhores práticas, de modo que, mediante à correta mensuração, os recursos possam retornar de forma cada vez mais efetiva à população”, explica Kamila Fedeszen, Consultora do Tesouro Estadual e subgerente de análise e monitoramento contábil da Sefaz.