O Espírito Santo ficou em primeiro lugar, pelo 3º ano consecutivo, no indicador de equilíbrio fiscal dos estados brasileiros. O dado é apurado pelo Compara Brasil, ferramenta da Aequus Consultoria Econômica que sintetiza informações sobre as finanças dos estados e municípios brasileiros.
O alcance desse índice reforça o desempenho positivo continuamente conquistado pelo Espírito Santo no que diz respeito às contas públicas, área de influência direta do trabalho dos Consultores do Tesouro Estadual.
A inédita nota A+ concedida ao estado pela STN em 2024 já indicava o sucesso do Tesouro Estadual na gestão financeira das contas públicas capixabas.
Para Daniel Corrêa, subsecretário e Consultor do Tesouro Estadual, a conquista permite ao Espírito Santo continuar realizando investimentos que se transformam em qualidade de vida para a população.
"O ranking reflete não apenas a disciplina fiscal do Espírito Santo, mas também a importância de critérios técnicos rigorosos na avaliação da sustentabilidade das contas públicas. A atuação da Secretaria da Fazenda, por meio da Subsecretaria do Tesouro Estadual, tem sido essencial para garantir o equilíbrio das finanças e a transparência na alocação dos recursos, permitindo ao Estado planejar e executar investimentos com segurança”, destaca.